Concordância entre os domínios sociais do PSN e SF-36 na avaliação da qualidade de vida: Uma revisão sistemática da literatura
Palavras-chave:
acurácia, qualidade de vida, questionários, SF-36, NHPResumo
A fim de aprimorar o conhecimento acerca de instrumentos de qualidade de vida para uso mais adequado dos mesmos, objetivou-se verificar na literatura científica se há evidência de correspondência entre os domínios sociais do PSN e SF-36 quando da avaliação de QVRS de população geral ou população com doenças crônicas. Para isso, foi realizada uma busca nas bases de dados Pubmed, Web of Science, LILACS, SciELO e CINAHL. A busca foi executada por duas pesquisadoras independentes que, após a coleta, realizaram uma reunião para identificação de possíveis diferenças entre os artigos encontrados e selecionados, para realização de um consenso. Foram selecionados apenas aqueles artigos que comparassem os domínios sociais do SF-36 e PSN. Dezoito artigos foram incluídos, a estratégia utilizada para verificação da correspondência entre os domínios foi, predominantemente, o Coeficiente de Correlação de Pearson ou de Spearman. Os resultados demonstraram baixa ou media correlação entre os domínios. O que foi agravado pelo fato de a correlação entre os domínios sociais serem, frequentemente, inferiores a correlação entre outros domínios presumidamente comparáveis, além de domínios sociais apresentarem correlações mais fortes com domínios presumidamente não correspondentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.