Contribuições Heideggerianas para pensar a arte e a formação humana na atualidade
Palavras-chave:
arte, formação, ontologiaResumo
Visamos discutir sobre a Formação Humana questionando as bases desta formação na perspectiva Moderna, assentada que está na visão do homem como um composto de corpo x mente. Apontaremos para a necessidade de ressignificação da visão do ser, do corpo e da mente como res (substâncias). A partir da perspectiva ontológica de abordagem da arte indicaremos que, para Heidegger, esta se mostra como formadora, humanizadora, em uma dimensão existencial, o que torna possível relacionar a formação do corpo à formação totalizadora do ser e privilegiar a dimensão ontopoiética, onde o produzir, o fazer e o criar instauram mundo e se referem não só ao corpo, a sensações ou só à mente, mas ao ser do humano em sua integralidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.