Conduzindo o perigo: práticas e redes nodulares de governança da segurança entre taxistas
Palavras-chave:
taxistas, segurança, conhecimento de risco, redes nodulares, governançaResumo
Este artigo contrasta conjuntos de práticas de segurança, examinando as conexões entre eles a as redes nodulares de taxistas em Salvador, Brasil. Utiliza dados extraídos de entrevistas, observação direta e matérias jornalísticas. Aponta a influência da diferenciação sociocupacional nas práticas acionadas pelos taxistas. Argumenta que estes procedimentos constituem e são constituídos pelas redes nodais. Demonstra o papel decisivo destas últimas na geração, operação e articulação das práticas de segurança individuais e coletivas. Conclui que as redes nodais influenciam o imaginário e construção social dos motoristas como comunidades ofensivas que precisam ser compatibilizadas com uma governança da segurança mais ampla, justa e democrática.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.