Família e reforma psiquiátrica no contexto de um centro de atenção psicossocial: visadas à luz da crítica fenomenológica de Foucault

Autores

  • José E. X. Menezes
  • Moacir Lira de Oliveira

Palavras-chave:

família, CAPS, reforma psiquiátrica, fenomenologia

Resumo

O presente estudo situa-se no campo das relações entre família e serviços substitutivos em saúde mental. Indaga acerca das responsabilidades de cuidado com o portador de transtorno psíquico no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, tendo como foco o ´olhar sincrônico´ profissionais de saúde e da família sobre o usuário do CAPS. Perspectiva o sofrimento psíquico do usuário do CAPS a partir do olhar crítico-fenomenológico de Foucault.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José E. X. Menezes

    Mestre e Doutor/UNICAMP, Pós Doutor pela pontifícia Universitá Lateranense/Roma. Docente do Programa em Família na Sociedade Contemporânea/UCSal e de psicologia das Faculdades FSBA/FSSS. Líder do GP Epistemes da subjetividade/CNPq.

  • Moacir Lira de Oliveira

    Mestre e Doutorando em Família na Sociedade Contemporânea/UCSal. Coordenador e docente do Curso de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento. Coordenador do CAPS III/Alagoinhas-BA. Membro do GP Epistemes da subjetividade/CNPq.

Downloads

Publicado

19-12-22

Edição

Seção

Temas Livres