Uso de recursos audiovisuais nas escolas públicas - Estudo de caso no município de Itabuna-BA

Autores

  • Jeremias Barreto Souza
  • Marlúcia Mendes da Rocha

Palavras-chave:

comunicação, educação, audiovisual

Resumo

O presente artigo tem por finalidade avaliar como vem sendo trabalhada a linguagem audiovisual e o uso dos recursos de comunicação nas escolas públicas, sobretudo, no município de Itabuna. O interesse em discutir educomunicação vem aumentando nos últimos anos, decorrente dos inúmeros avanços tecnológicos e da constante influência das mídias sobre os sujeitos, aspectos estes que nos configuram, ainda mais, como indivíduos de um universo globalizado. Foi feita análise, a partir de pesquisas bibliográficas, para identificar a importância de se utilizar a linguagem audiovisual em sala de aula. Buscou-se também, apresentar um breve mapeamento dos meios locais de comunicação, existentes no sul da Bahia, além dos resultados encontrados em uma pesquisa de campo realizada no Colégio Estadual Amélia Amado e no Colégio Estadual da Polícia Militar, no município de Itabuna. Espera-se, ao final, que a partir das argumentações, aqui destacadas, se possa refletir e apontar caminhos adequados para a utilização do audiovisual na escola, permitindo um maior aproveitamento dos professores, alunos e dos próprios meios de comunicação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jeremias Barreto Souza

    Discente do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz, 7º semestre e bolsista de iniciação científica.

  • Marlúcia Mendes da Rocha

    Orientadora; Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Professora adjunta do Departamento de Letras e Artes da UESC.

Downloads

Publicado

19-12-22

Edição

Seção

Temas Livres