Gêneros: da teoria literária às inovações na televisão
Palavras-chave:
gênero, modo de endereçamento, telejornalismoResumo
Este artigo considera a abordagem teórica das contribuições de estudos realizados no âmbito da literatura e da sociologia na formulação de uma teoria dos gêneros, numa dimensão discursiva e textual, e sua apropriação para análise de programas televisivos na perspectiva dos estudos culturais. A percepção dos gêneros como “horizontes de expectativas” da recepção e “modelos de escritura” para a produção, como uma mediação e a identificação de sua relação com as condições históricas e culturais do cenário social do seu surgimento apontam a produtividade da noção de gênero como uma chave metodológica capaz de orientar as análises de produções jornalísticas e televisivas. Para avançar até o nível textual dos programas telejornalísticos, utilizamos partimos da teoria da mídia e de estudos empíricos de pesquisadores culturalistas para investigar como, nos textos, os gêneros constroem e interpelam seus leitores a assumirem posição-de-sujeito, assumindo, portanto, um endereçamento através do estilo assumido, um modo particular de ser relacionado com a recepção.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.