A MPB que veio de Londres: uma abordagem sobre música brasileira e mundialização
Palavras-chave:
indústria fonográfica, mundialização, cultura brasileiraResumo
A proposta do artigo é de abordar o fenômeno cultural e musical que vem acontecendo em Londres ,Inglaterra , desde principio dos anos 90. Lá alguns músicos brasileiros tiveram suas carreiras artísticas revistalizadas , já que, no Brasil, estavam relegados ao ostracismo pela mídia musical brasileira desde os anos 80. Capitaneados por “disc-jóqueis”(Dj’s) e por pequenas gravadoras inglesas, tais artistas reencontraram, no circuito europeu , o sucesso e o reconhecimento, tanto de mídia quanto de público , que tiveram no Brasil . Um fenômeno típico dos nossos tempos de globalização? Ou exemplo típico de pilhagem cultural? Estas são as primeiras impressões que surgem quando tomamos contato com este assunto. Como marco teórico, utilizaremos estudos de Renato Ortiz e também de Nestor Canclini a respeito do binômio “cultura e globalização“.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.