Redes sociais: convergências e paradoxos na ação estratégica

Autores

  • Mercya Rose de O. Carvalho

Palavras-chave:

redes sociais, teoria, firma, estratégia, corporação

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a perspectiva de “rede sociais” aplicadas ás redes estratégicas interfirmas. Duas teorias que são centrais na perspectiva de redes sociais dentro do universo corporativo são apresentadas em suas convergências e paradoxos. A primeira é a teoria “força dos laços fracos” de Mark Granovetter. A segunda é a teoria dos “ buracos estruturais”, de Ronald Burt. Ao contrastar as premissas das duas teorias, um questionamento está subjacente: em que a abordagem de “ redes sociais” pode colaborar para uma visão compreensiva da firma de negócios que considere, ao lado da função instrumental dominante , as dimensões institucional e expressiva?

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Biografia do Autor

  • Mercya Rose de O. Carvalho

    Mestre em Administração pela UFBA e coordenadora do curso de Administração na FSBA.

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Publicado

19-12-22

Edição

Seção

Temas Livres