Redes sociais: convergências e paradoxos na ação estratégica
Palavras-chave:
redes sociais, teoria, firma, estratégia, corporaçãoResumo
Este artigo traz uma reflexão sobre a perspectiva de “rede sociais” aplicadas ás redes estratégicas interfirmas. Duas teorias que são centrais na perspectiva de redes sociais dentro do universo corporativo são apresentadas em suas convergências e paradoxos. A primeira é a teoria “força dos laços fracos” de Mark Granovetter. A segunda é a teoria dos “ buracos estruturais”, de Ronald Burt. Ao contrastar as premissas das duas teorias, um questionamento está subjacente: em que a abordagem de “ redes sociais” pode colaborar para uma visão compreensiva da firma de negócios que considere, ao lado da função instrumental dominante , as dimensões institucional e expressiva?
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.