QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: UM ESTUDO DE CASO COM COLABORADORES EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESPÍRITO SANTO - ES
Resumo
Os colaboradores são fundamentais para o sucesso de uma organização, assim, é importante que as organizações invistam constantemente na Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), através da adoção de métodos e programas que proporcionem bem-estar a esses colaboradores. A QVT é um instrumento de gestão da avaliação da qualidade das atividades desempenhadas, satisfação dos colaboradores, bem como a busca pelos objetivos. Um dos modelos de avaliação da QVT mais conhecidos na comunidade científica é o modelo de Walton (1973), composto por oito critérios, com indicadores que afetam os colaboradores em seu trabalho. Considerando a relevância desse tema, o objetivo desta pesquisa foi identificar e descrever a QVT na percepção dos colaboradores de uma instituição de ensino superior (IES), localizada no estado do Espírito Santo-ES. Para tal, foi utilizado o modelo de Walton (1973). Através de questionário online, disponibilizado aos colaboradores da IES. A pesquisa contou com a participação de vinte e seis colaboradores e a partir da análise dos dados obtidos, foi possível identificar, conforme critérios apresentados por Walton, um índice de QVT satisfatório perante o maior número dos respondentes em todas as categorias pesquisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.