ENTRE MITOS E IMAGINÁRIOS: O CULTO AO EMPREENDEDORISMO E TRABALHO NA MAÇONARIA
Resumo
A maçonaria teve seu primeiro registro formalizado no ano de 1717, embora existam registros de atividades anteriores a essa data, ela é caracterizada por ser uma sociedade discreta, e sempre teve associado a seus membros o mito da riqueza, quando iniciado na ordem. Assim, diante das dúvidas acerca sobre a ordem e diante do saber que é uma instituição filosófica e educativa, esta pesquisa exploratória descritiva quali-quantitativa investiga se os princípios da ordem influenciam no comportamento dos seus membros que também são empreendedores, e objetiva analisar se o perfil empreendedor e de inovação dos empreendedores pertencentes a alguma ordem maçônica diferem de outras classes de empreendedor. Neste contexto o estudo por meio de entrevistas semiestruturadas é direcionado a 19 empreendedores pertencentes a ordem maçônica e 19 empreendedores não pertencentes. O estudo revelou que a classificação de empresas em relação à classificação por tamanho era similar entre os dois grupos analisados, no entanto, os empreendedores maçons realizaram maior quantidade de cursos quando comparados com os demais empreendedores. O índice IED revelou diferenças estatísticas significativas nos índices de empreendedorismo (p < 0,05) entre os dois grupos analisados, sendo que o grupo dos empreendedores maçons apresentaram tendência moderada com índices mais elevados para o empreendedorismo. A ordem cumpre uma forma de transmissão de conhecimento resultante no aprendizado de seus membros em questões como aprimoramento moral, intelectual, a prática de tolerância, empatia, filantropia, comprometimento, lealdade e segundo as prerrogativas da maçonaria deve ser replicado na vida diária longe das lojas simbólicas e essa situação também pode ser um fator de influência da diferença dos índices de empreendedorismo, assim finalmente pode ser afirmado que a força do culto ao trabalho e a forma da qual a ordem se organiza na transmissão do conhecimento a maçonaria certamente sobrevivera aos mitos e imaginários que permeiam a população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.