FANTASIA E REALIDADE: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Este artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, cujo objetivo central foi examinar como os contos de fadas são utilizados em sala de aula na Educação Infantil. O levantamento bibliográfico deu-se por intermédio de pesquisas em repositórios como o Periódico Capes, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), fontes iniciais de investigação. Os estudos selecionados evidenciaram a relevância deste gênero literário como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, bem como para a formação de valores culturais. Entretanto, o uso dos contos de fadas ainda é frequentemente limitado como recurso para entretenimento ou para trabalhar outros conteúdos, deixando sua importância literária em segundo plano. Os resultados sugerem a necessidade de considerar o contexto social e cultural das crianças, a fim de tornar o uso dessas histórias mais significativo em seu processo de aprendizagem, contribuindo para a formação humana das crianças na Educação Infantil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.