FANTASIA E REALIDADE: ANÁLISE DA UTILIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Ana Carolina Sousa Jorge
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima
  • Maria Aparecida Rodrigues da Fonseca
  • Juliane Aparecida Ribeiro Diniz

Resumo

Este artigo é resultante de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, cujo objetivo central foi examinar como os contos de fadas são utilizados em sala de aula na Educação Infantil. O levantamento bibliográfico deu-se por intermédio de pesquisas em repositórios como o Periódico Capes, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), fontes iniciais de investigação. Os estudos selecionados evidenciaram a relevância deste gênero literário como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais, bem como para a formação de valores culturais. Entretanto, o uso dos contos de fadas ainda é frequentemente limitado como recurso para entretenimento ou para trabalhar outros conteúdos, deixando sua importância literária em segundo plano. Os resultados sugerem a necessidade de considerar o contexto social e cultural das crianças, a fim de tornar o uso dessas histórias mais significativo em seu processo de aprendizagem, contribuindo para a formação humana das crianças na Educação Infantil.

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Publicado

12-12-24

Edição

Seção

Temas Livres