COMUNIDADES INDÍGENAS NO LITORAL DO PARANÁ E OS CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Suelena Cristina Moro
  • José Ronaldo Mendonça Fassheber
  • Sandro Valdecir Deretti Leme

Palavras-chave:

povos originário, Guarani M’byá, Aldeamento, Meio ambiente, Valores da floresta

Resumo

Os conflitos socioambientais têm afetado profundamente as comunidades indígenas no litoral do Paraná. Diante da importância dos povos originários, o objetivo da presente revisão sistemática foi promover um levantamento e analisar o conteúdo das produções científicas relativas aos conflitos socioambientais e às comunidades indígenas, nos últimos cinco anos, afim de que se possa subsidiar futuras discussões e novas pesquisas cientificas sobre a temática. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados do Scielo, Web of Science e Scopus, através de combinações de descritores em português e inglês. Ao final, foram selecionados e analisados 8 artigos. Foi possível aferir a existência de poucos estudos em relação as comunidades indígenas e os conflitos socioambientais no litoral do Paraná. A análise dos estudos mostrou que existem inúmeras lacunas para novos estudos sobre políticas públicas. A primeira delas diz respeito ao Estado que não cumpre com o seu papel de provedor da assistência e garantia de serviços de qualidade no atendimento humanizado e necessário em comunidades indígenas. A secunda lacuna evidente é a ausência de estudos que se dedicassem a escutar e dar voz ao que os líderes e os moradores das comunidades indígenas têm a falar sobre os problemas por elas vivenciadas e a percepção que elas têm de si mesmas como comunidade, buscando compreender os contextos decorrentes da fragilidade social, do abandono e da inter-relação com os conflitos socioambientais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Suelena Cristina Moro

    Advogada, Mestranda do Programa de Mestrado em Ambientes Litorâneos e Insulares PPG-ALI – Universidade estadual do Paraná, Campus de Paranaguá.

  • José Ronaldo Mendonça Fassheber

    Antropólogo, Professor Doutor do Programa de Mestrado em Ambientes Litorâneos e Insulares PPG-ALI – Universidade estadual do Paraná, Campus de Paranaguá.

  • Sandro Valdecir Deretti Leme

    Administrador, Professor Doutor do Programa de Mestrado em Ambientes Litorâneos e Insulares PPG-ALI – Universidade estadual do Paraná, Campus de Paranaguá.

Downloads

Publicado

04-12-23

Edição

Seção

Temas Livres