BREVES NOTAS SOBRE O RACISMO AMBIENTAL BRASILEIRO
Palavras-chave:
Racismo, Direito Ambiental, Degradação ambientalResumo
Trata-se de um objeto de estudos relativamente recente no âmbito das ciências sociais aplicadas, visto que as primeiras discussões sobre o sentido e o alcance da justiça ambiental e do racismo ambiental remontam ao início deste século, havendo ainda dúvidas acerca dos seus contornos conceituais.
Existe grande controvérsia sobre os limites semânticos das expressões - justiça ambiental e racismo ambiental, havendo tanto estudiosos que identificam, quanto outros que diferenciam as mencionadas definições.
Outrossim, o racismo ambiental pode ser entendido como um conjunto de ideias e práticas das sociedades e seus governos, que aceitam a degradação ambiental, com a justificativa da busca do desenvolvimento e com a naturalização implícita da inferioridade de determinados segmentos da população, os quais sofrem os impactos negativos do crescimento econômico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.