DISCURSIVIDADES SOBRE CRIANÇAS NEGRAS E SUAS TESSITURAS HISTÓRICO-SOCIAIS NAS INFÂNCIAS AMAZÔNICAS
Palavras-chave:
crianças negras, Discursividades, Infâncias amazônicasResumo
Esta pesquisa objetiva analisar as discursividades sobre crianças negras e suas
tessituras histórico-sociais nas infâncias amazônicas a partir de estudo bibliográfico. O método
se configura por abordagem qualitativa, com pesquisa exploratória e estudo bibliográfico, a
partir de textos científicos na plataforma Google Acadêmico. A análise está baseada no campo
teórico dos Gêneros do Discurso Secundários de Mikhail Bakhtin. Os resultados desvelam o
silenciamento das infâncias negras desde o período escravocrata, assim como movimentos de
valorização da infância negra no percurso histórico e social brasileiro e amazônico. Portanto, o
estudo possibilita reflexões sobre a presença de práticas racistas em relações históricas, sociais
e culturais, para posteriormente serem compartilhados discursos e atitudes antirracistas, como
no âmbito educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diálogos Possíveis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O trabalho publicado é de inteira responsabilidade dos autores, cabendo à Revista Diálogos Possíveis apenas a sua avaliação, na qualidade de veículo de publicação/divulgação científica.
Após a publicação, os autores cedem os direitos autorais, que passam a ser de propriedade da Revista Diálogos Possíveis.
A Revista Diálogos Possíveis não se responsabiliza por eventuais violações à Lei nº 9.610/1998, Lei de Direito Autoral.